sábado, 12 de julho de 2014

Filmes de diversas regiões do país estarão no 7º Festival de Cinema de Triunfo

Quarenta e dois filmes, de onze estados brasileiros, vão compor a programação das mostras competitivas do 7º Festival de Cinema de Triunfo, evento já consolidado no circuito nacional.


Considerado um dos festivais mais charmosos do país, como locus importante para o debate e mostra da cadeia produtiva contemporânea do audiovisual, a edição 2014 do evento vai ocupar o Cine Teatro Guarany, entre os dias 4 a 9 de agosto. Cineastas de 19 estados, de todas as regiões do país enviaram 190 filmes à Convocatória, que foram avaliados por comissões integradas por críticos, realizadores, gestores e cineclubistas. Os selecionados vão concorrer a R$ 50 mil em prêmios.

De acordo com Carla Francine, coordenadora do festival, “a qualidade, a relevância e a diversidade das produções enviadas comprovam o avançado processo de amadurecimento em que se encontra a produção brasileira hoje, e de uma maneira muito especial, o cinema pernambucano”. Ainda segundo a coordenadora, a 7º edição do festival também vai reforçar seu papel como formador de público, através da oferta de oficinas sobre formação do olhar e crítica cinematográfica e de cinema de animação – já que existe um grupo em formação nesta área na cidade de Triunfo.

O Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. Entre as novidades desta edição, está o Troféu Fernando Spencer para o melhor curta-metragem filmado em Pernambuco. Para Marcelo Canuto, secretário de Cultura, “trata-se de mais um reconhecimento à valorosa contribuição que este pioneiro do audiovisual deu à cultura pernambucana”. O presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, destaca que “o legado inquestionável de Spencer, que o fez ser eleito Patrimônio Vivo em 2007, será agora lembrado anualmente, a cada edição do Festival”. O troféu do Festival para as demais categorias é o Caretas, em homenagem às figuras centenárias que saem no carnaval pelo Sertão do Pajeú.
Confira os SELECIONADOS - LINK
Conheça as COMISSÕES JULGADORAS - LINK
Reveja a CONVOCATÓRIA - LINK
Números da Convocatória do 7º Festival de Cinema de Triunfo
Inscritos: 190 projetos, de 19 estados
Selecionados: 42 filmes, de 11 estados (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
Mostra Competitiva de Longa-metragem: 5 filmes
Mostra Competitiva de Curta-metragem Nacional: 15 filmes
Mostra Competitiva de Curta-metragem Infanto-Juvenil: 6 filmes
Mostra Competitiva de Curta-metragem Sertanejo: 7 filmes
Mostra Competitiva de Curta-metragem Pernambucano: 9 filmes

http://www.triunfo.pe.gov.br/noticias/materia.php?id_noticia=171

Prefeitura de Triunfo divulga programação da 60ª Festa dos Estudantes

A Prefeitura de Triunfo, em parceria com a Fundação do Patrimônio Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) divulgou neste sábado (14) a program...